sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Muffins de Mirtilos


Roxos e bolinhos…

Que o Futuro é incerto, isso estamos fartos de ouvir! Mas a minha mãe, como todas as mães, tem sempre um “dedinho que adivinha”… Já desde petiz a diversão diária era correr para a frente do prédio, acompanhada pela fiel amiga das brincadeiras, montar a pastelaria imaginária e fazer bolinhos de “tela”, aka, terra para os mais entendidos!
Sim! Diga-se que o que “vendia” não era muito saudável para a saúde…mas o que dizer de duas crianças que lavavam o escorrega com areia e água (fazia uma espuma estranha!), deixavam secar e depois escorregavam naquela superfície extremamente limpa?! Nada! Óbvio! Tudo era natural naquela altura…

E pegando nesta paixão de criança, que se estendeu até à idade adulta, seria impensável que a primeira receita, aqui publicada, não fosse um bolo… Quer dizer…vários… Vamos fazer Muffins de Mirtilos (Blueberry Muffins, OK, Blue=Azul, mas pelo poder da reacção química…não sei bem como… depois de cozinhados acabam por deixar umas marcas roxas na massa)!!!



INGREDIENTES
  • 360g de Farinha de Trigo 55
  • 20g de Fermento em Pó
  • 5g de Bicarbonato de Sódio
  • 5g de Sal
  • 140g de Margarina s/Sal
  • 160g de Açúcar Amarelo
  • 2 Ovos
  • 360g de Iogurte Natural (a Bimby faz)
  • 5g de Casca de Limão (ralada)
  • 210g de Mirtilos (se utilizar congelados deixe-os descongelar primeiro e certifique-se que lhes retira bem a água em excesso, polvilhe-os com 7g de farinha de trigo para ajudar a secá-las)

PREPARAÇÃO

Pré-aqueça o forno a 180º.
Unte 12 forminhas para muffins com spray de cozinha e farinha (se preferir pode utilizar formas de papel), e reserve.
Num recipiente à parte misture a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio e o sal, e reserve.
Coloque no copo a margarina e o açúcar e programe 2min/vel.3 até ficar com uma consistência homogénea e fofa.
Volte a programar mais 2min/vel.3 e junte os ovos, um a um e a raspa do limão.
Programe 5min/vel.2 e adicione alternadamente a mistura da farinha e o iogurte natural. Quando terminar o tempo, se vir que existe farinha ainda por incorporar nas paredes do copo, envolva-a com o auxílio da espátula (não bata mais tempo, para evitar que os muffins fiquem “enqueijados”).
Coloque o preparado num recipiente e junte os mirtilos, envolvendo-os com a espátula.
Distribua a massa uniformemente pelas formas, cerca de 2/3, polvilhe com um bocadinho de açúcar por cima, e leve ao forno por 20min ou até dourarem.

Acompanhe com um chá e Enjoy it!


8 comentários:

  1. Adorei a ideia!! Poder acompanhar estas delícias de perto até traz água à boca...
    Gostei da ideia do blog! Muito fashion, na verdade, e... Quero um avental igual ao teu só para mim :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada priminha! Quanto ao avental...tudo se arranja! ;-) Beijo!

      Eliminar
  2. Olá adorei os muffins tem um aspecto tão fofinho, já sou seguidora não percebi porque ficou essa foto mas não faz mal eu volto lolol :) beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Vera,

    No meu "decorrer" pela net, encontro o seu blog...
    Gostei muito desta receita e de ler a sua história de criança... também eu brincava com terra, não fazia bolinhos mas fazia casinhas, estradas e afins, e por vezes também ia escorregar pelas encostas abaixo que escondiam, sabe Deus, quantos perigos...
    Mas naquela altura tudo era permitido e saudável...

    Gostei muito dos seus muffins, estão lindos, aparência fabulosa e apetitosa, também tenho uma Bimby (felizmente!) e um destes dias terei de experimentar a sua receita.

    Já me fiz seguidora do seu blog, tenciono voltar mais vezes e convido-a também a conhecer o meu quando e se assim o entender.

    Beijinhos

    Isabel

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel.
      Palavras deliciosas que aqui deixou, obrigada!
      Também já dei uma olhadela ao seu blog, que, diga-se, é uma perdição para os amantes do chocolate...característica que ambas partilhamos! Aqui terá uma seguidora!
      Beijinho,
      Vera

      Eliminar